O prédio destinava-se a lojas comerciais no rés-do-chão, escritórios no 1º andar e atelier de modista de chapéus no 2º andar. Os últimos andares foram destinados a habitação.

Posteriormente, no ano de 1946. foram executadas alterações ao projecto original, da autoria da Arq.ª Maria José Marques da Silva (1914-1994), a primeira arquiteta diplomada pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, formada sob a orientação do mestre José Marques da Silva (1869-1947).

No ano de 2013 o edifício foi adquirido pela empresa Citilusa, com o objetivo de o reabilitar e lhe restituir a presença e as referências esquecidas ao longo dos últimas décadas, numa das zonas mais conceituadas desta cidade, a rua de Sá da Bandeira.

Este projeto de reabilitação, da autoria do Arquiteto Jorge Gonçalves,  teve como principal objetivo a reformulação espacial respeitando o traçado original, de forma a valorizar os pormenores arquitetônicos do edifício e a riqueza do património envolvente desta zona da cidade. Com esta intervenção o prédio passará a ter a designação de Edifício Mme. Berthe Dupoisot, em homenagem ao empreendedorismo e paixão desta senhora pela cidade do Porto. 

Compare listings

Compare